
O que se vê por aí é um cenário caótico e reestruturador com empresas tradicionais tomando decisões desesperadas, fechando portas e mudando o seu rumo de atuação no mercado.
Quem vende eletrônicos e eletrodomésticos anda sentindo mais. A exemplo, no ano passado estava programado fechar 19 lojas do ponto frio e casas bahia, no entanto, foram fechados 28 lojas do Pontofrio e 3 das Casas Bahia. Além disso, as pessoas tem adotado planos de redução de despesas incluindo cortes em ações marketing, alugueis, logísticas e também de pessoal.
Ao mesmo tempo que o medo e ações desesperadas se espalham pelo país, empreendedores do comércio eletrônico tiveram faturamento de cerca R$ 41,3 bilhões só em 2015, considerando apenas uma pesquisa realizada pelo E-bit. Se o mundo das lojas enfrenta “terremotos”, os empreendedores com negócios na nuvem encontram oportunidades e lugar ao Sol com bons ventos. E não é só isso, o mundo do varejo porta-a-porta continua forte embora tenhamos registrado quedas de vendas em nossas próprias pesquisas. Ainda seguro, o varejo porta-a-porta tem atraído empreendedores de comércios tradicionais de shoppings centers para o mundo dos sacoleiros e sacoleiras. É o caso da empresa Marisa, que tinha presença física em shoppings, prédios próprios e loja online e que recentemente passou a recorrer ao varejo porta-a-porta para superar a crise.
O que observamos é que o varejo de eletrônicos anda sofrendo muito nessa crise, mas a indústria da moda continua firme no comércio eletrônico e no varejo porta-a-porta. As dificuldades existem mas há uma geração de empreendedores de punho firme distribuindo e vendendo.
E assim, esperamos que 2016 seja melhor pra todo mundo.
Referências
- http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/10/casas-bahia-e-ponto-frio-fecham-31-lojas-no-3-trimestre.html
- http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/via-varejo-tem-queda-de-24-6-na-vendas-e-fechara-31-lojas
- http://www.valor.com.br/empresas/4392928/comercio-eletronico-fecha-2015-com-alta-de-15-segundo-e-bitbuscape
- http://revistapegn.globo.com/Como-comecar/noticia/2014/09/marisa-chega-60-mil-consultoras-em-venda-porta-porta.html