Etiqueta Personalizada Tag

26 de janeiro de 2017 | Educação

Descubra como etiquetas e código de barras vão agilizar seu estoque e potencializar suas vendas consignadas

Quando você tem produtos consignados, sua necessidade de controle e eficiência no estoque aumenta. Diferente de outras empresas, você que faz vendas no consignado precisa ganhar eficiência quando trabalha produtos consignados na operação de venda. Isso significa agilizar o trabalho dentro da empresa e também agilizar o trabalho fora da empresa, no ponto de venda. A etiqueta ou TAG é um recurso muito necessário para garantir essa consistência, pois é com ela que se tem a identificação do produto, auxilio, consistência nas entradas e saídas do estoque e até divulgação da marca da sua empresa.

Não parece, mas errar uma decisão sobre a estratégia de uso da sua etiqueta ou TAG pode gerar milhares de reais em prejuízo financeiro e anos para recuperar sua operação deste erro. Você, como distribuidor (fábrica ou depósito) tem que decidir corretamente sobre as estratégias de codificação de produtos, utilização de equipamentos e fornecedor. Diferente de uma loja, a maior parte de estoque está consignado, fora da sua empresa, e você vai precisar de muito tempo para corrigir qualquer problema.

Simplesmente, um programa para imprimir etiquetas ou TAG é um dos principais instrumentos para ter eficiência em operações com estoque em consignação, é com etiquetas que se agiliza o trabalho no ponto de venda, diretamente na rua. Nesse artigo, vamos falar sobre o que é uma etiqueta ou TAG, como funciona o código de barras e os impactos que isso tem na gestão do estoque interno e do estoque consignado.

O que é como uma etiqueta ou TAG?

A Etiqueta ou Tag nada mais é que um papel que contém informações do produto, tais como nome e o código do produto, a representação visual do código de barras, preço, tamanho e informações relacionadas a regras da empresa. Todas essas informações combinadas ajudam o cliente na identificação da mercadoria. Além de ajudar o vendedor representante, deixando-o mais rápido, no ponto de venda, na rua.

Figura 1 – Modelo de Etiqueta com furo ao centro do papel

A Figura 1, mostra um modelo de etiqueta com dois papéis. Nessa etiqueta ou TAG, você pode colocar sua logomarca e imprimir os dados variáveis dos produtos. Existem outros modelos com três papéis e outros modelos com tamanhos e larguras diferentes.

A escolha do modelo ideal para sua empresa vai variar conforme a especificação do produto e se sua empresa deseja trabalhar o branding da sua marca. É muito importante que a etiqueta ou TAG tenha um código de barras. E quanto mais qualidade tiver sua etiqueta, mais prestígio você terá da sua cliente, além de toda melhoria da sua operação de venda consignada.

Posso ter uma etiqueta ou TAG com a marca da minha empresa?

Ter um modelo de etiqueta personalizada com a logo da empresa, como ilustrado na
Figura
2 ajuda muito nas questões de posicionamento da sua marca e geração de prestígio nos clientes e colaboradores da sua empresa. Você pode imprimir sua logo marca pelo próprio sistema, mas também pode utilizar algo mais profissional, através dos serviços das gráficas.

Figura 2 – Modelo de Etiqueta personalizada com a logo da empresa

Em geral a gráfica pode produzir rolos de etiqueta com sua logomarca, deixar sua etiqueta bem bonita e aí você pode usar o Revendus distribuidor para imprimir os dados variáveis dos produtos (nome, preço, código de barras etc.) diretamente na etiqueta. A imagem abaixo é um exemplo de utilização da logomarca diretamente na etiqueta.

“Ter uma TAG bonita ajudou muito mais nossas clientes a entenderem nossa marca do que ter uma página Instagram sem atualização.”
Disse a empresária Thamires Cortat, da empresa Lingerie Web.

A sua etiqueta ou Tag carrega o seu cuidado como empresa em relação aos produtos e especialmente a suas clientes. É como uma boa apresentação que se obtém sentimentos de reputação e prestígio de seus clientes. Além disso, a etiqueta ou Tag está sempre nos produtos, dentro da casa das clientes. Então, é interessante sim que você mantenha seu projeto de etiqueta muito bem feito.

Como etiquetas adesivas ajudam minha empresa?

Nem sempre é possível produzir a etiqueta ou Tag com a sua logo e tudo que desejamos. Muitas vezes você vai precisar trocar a informação do produto que veio na etiqueta enviada pelo seu fornecedor. Para isso, as etiquetas adesivas vão te ajudar bastante.

Figura 3 – Rolo de Etiqueta Adesiva

Com a etiqueta adesiva, mostrada na Figura 3, você vai poder trocar rapidamente o código de barras do fornecedor pelo seu próprio código de barras ou mesmo inserir outras informações, como mudança de preço. A Figura 3. mostra um exemplo de etiquetas adesivas.

Figura 4 – Etiqueta adesiva na prática

O rolo de etiqueta adesiva, mostrado na Figura 4, é parecido com o rolo de etiqueta. Mas a etiqueta adesiva tem tamanho menor e vem com cola aderente ao papel. Com ela, você não terá muito espaço para informações visuais do seu produto.

Figura 5 – Impressora Elgin imprimindo na etiqueta Adesiva

Mas por favor entenda que a etiqueta adesiva que estamos falando aqui, é o modelo industrial, como mostrado na Figura 4. Não estamos falando de etiqueta popular, ofertado por fabricantes como a PIMACO. As etiquetas da PIMACO não imprimem em modelo industrial e não confere vantagem de médio e longo prazo. Essas etiquetas adesivas que referenciamos aqui, a exemplo Figura 5, são etiquetas que são impressas em impressoras industriais, a exemplo da ELGIN, ARGOX, ZEBRA, etc.

Etiqueta para joias, bijuterias e para roupas para revenda

Joias e bijuterias são produtos muito pequenos. Assim os tipos de etiqueta para esses produtos também podem ser de tamanho bem pequeno e como mostrado na Figura 6.

Figura 6 – Porção de Brincos de outro com etiquetas pequenas

Nesse caso, você tem pouco espaço para incluir informações, mas em outros cenários as etiquetas podem ser largas e outras bem pequenas como mostra a Figura 7.

Figura 7 – Etiqueta TAG de brincos

Numa etiqueta adesiva você tem pouco espaço para incluir informações, mas em outros cenários as etiquetas podem ser largas e outras bem pequenas.

Figura 8 – Brincos e anéis de ouro com etiqueta pequena

Já os tipos de etiqueta, muito comum em venda consignada de roupas, nós percebemos que as empresas capricham mais no branding e design da marca. Nesse modelo se aproveita tamanhos maiores para informações do produto e até se inclui informações promocionais.

Figura 9 – TAG com impressão de dados variáveis

Como funciona o código de barras?

A muito tempo atrás as empresas trabalhavam manualmente com seus produtos. Algumas utilizavam papel e outras utilizam sistemas menos sofisticados que permitia o trabalho manual em suas operações de carga, expedição, venda etc.  O código de barras surge como uma tecnologia que permite coleta e troca de informações de forma automática, auxiliando a operação dando velocidade superior com consistência e confiabilidade.

Figura 10 – TAG com impressão de logo e dados variáveis dos produtos

Essa codificação por barras pode ser usada em toda cadeia de suprimentos; que vai do fabricante ao distribuidor, do distribuidor ao vendedor representante e do vendedor representante à revendedora sacoleira, como cliente final. Através de uma estrutura informatizada e padronizada, o seu sistema gerencial vai receber e tratar as informações de movimentações dos produtos consignados. Mas para isso, seu sistema deve gerar uma codificação para identificação do seu produto. Essa codificação é uma numeração que pode ser gerada pelo próprio sistema gerencial, utilizando suas regras especificas da sua empresa ou mesmo seguir padrões de códigos regulados por órgãos padronizadores nacionais e internacionais. A exemplo do EAN (numeração europeia de artigos) e GS1 (da entidade brasileira Abac – associação brasileira de automação e comércio).

É como o código de barras que será possível operar de maneira automática as baixas nos estoques, expedição de cargas, emissão de notas fiscais, registros contábeis e reposições de material. Isso tudo acontece porque o código de barras permite leitura rápida dos itens, principalmente no ponto de venda – lá na casa da revendedora.

Existem muitos tipos de códigos de barras, por exemplo Code128, Code11, Code39, QR, Datamatrix, EAN13, EAN8, ITF14, PDF417 e o famoso EAN13 – que é famoso porque a maioria das indústrias (confecções, fábricas de joias) usam para gerar codificações únicas para seus produtos.

Mas observe uma coisa, muitas empresas erram em usar o padrão EAN13 como representação visual para código interno qualquer, inventado por sistemas primitivos. Isso é um problema pra você, pois se perde a propriedade dessas regras de codificação ao longo dos anos e pode acabar tendo de descartar uma várias etiqueta e Tags já impressas numa eventual troca de fornecedor de sistema. Tome muito cuidado!

Porque a etiqueta ajuda a controlar o estoque consignado?

Tanto seu estoque interno e quanto seu estoque consignado precisará estar informatizado para que você esteja organizado e ágil. As empresas hoje vivem momento muito competitivo e você precisa de consistência para gerar novas compras, identificação do seu ativo circulante, montar suas cargas, etc.

E com o controle e consistência, sua empresa vai ficar mais eficiente além de:

  1. reduzir custos operacionais e administrativos;
  2. seus colaboradores no escritório terão mais tempo para focar na gestão da operação;
  3. seus vendedores representantes terão mais tempo para focar no relacionamento com sua revendedora sacoleira;
  4. sua revendedora sacoleira vai respeitar e gostar mais da sua empresa;
  5. você terá pontos de vendas sem trabalho manual e primitivo e terá algo informatizado e ágil;
  6. você vai diminuir muitos erros de digitação para identificar produtos;
  7. evitar avaria e sujeira nos produtos.

No final das contas, esse conjunto de benefícios vai elevar sua operação para algo nunca visto antes. Seu cliente e seus colaboradores serão beneficiados e sua empresa terá mais valor para você e para as pessoas.

Como personalizar sua etiqueta Tag no Revendus?

Normalmente personalizamos as etiquetas de acordo com a empresa. Você vai precisa do nosso programa para impressão de etiquetas. Damos orientação dependendo do tipo de produto, respeitamos suas estratégias e você vai precisar entrar contato conosco para que façamos um diagnóstico completo do seu momento e te ajudar. Planejar sua etiqueta é o momento mais importante e estamos prontos pra te ajudar a fazer da forma certa, de primeira, e de forma simples.

Entre em contato conosco!

voltar