Venda Consignada: O que é e quais as vantagens dessa estratégia para o seu negócio?

22 de março de 2022 | Educação

Quer expandir seu negócio e tornar seus produtos mais acessíveis? A Venda Consignada pode ser uma ótima opção, conheça o que é e quais as vantagens desse modelo de venda.

venda consignada

Escolher o modelo de venda que você vai adotar no seu negócio não é uma tarefa fácil, o modelo de venda precisa ser eficiente e se encaixar perfeitamente no seu negócio. Nós somos especialistas em venda consignada, esse modelo de venda é indicado para fornecedores e distribuidores que buscam mais faturamento, liberdade e expandir seu negócio com equipe de vendedores e representantes comerciais.

O que é a venda consignada?

A venda consignada é um regime de vendas com riscos diminuídos. Nesse modelo, os produtos transitam entre distribuidor, vendedor e revendedora. Só se paga pelos produtos quando estes forem vendidos. Sendo assim, o distribuidor continua a ser o proprietário das mercadorias até que elas sejam pagas em sua totalidade.

Modelo de venda consignada porta a porta

Normalmente, o vendedor e a revendedora recebem uma porcentagem da receita da venda. O vendedor pode oferecer esses produtos para revendedoras sacoleiras ou lojistas. E se você quer conhecer todo o processo e vantagens da venda consignada, veio ao lugar certo.

Como funciona a venda consignada?

O distribuidor que se interessar pelo modelo de venda, precisa buscar fornecedores no mercado que trabalham com esse tipo de venda. A modalidade de venda consignada é uma fonte de renda bastante adotada em regiões do Brasil. A venda consignada dá liberdade para ter um estoque maior e a segurança de que, se os produtos que não forem vendidos, poderão ser devolvidos.

A rotina do modelo comercial de venda consignada acontece com disponibilização de produtos por um período de tempo acordado. Ao fina do período, o vendedor retorna ao estabelecimento para o acerto de contas. Nesse acerto, o vendedor coleta as mercadorias que sobraram e também recebe o pagamento dos itens vendidos.

Cada fornecedor possui seu período de fechamento que pode variar de 30 a 45 dias. E esse trabalho todo é muito facilitado com uso de um sistema de consignação avançado que ajuda otimizar seus fechamentos e ter organização do estoque interno e do estoque consignado.

Não deixe de ler sobre as como as etiquetas e estoque pode te ajudar.

Por que adotar a venda consignada?

A estratégia de venda consignada é muito vantajosa tanto para produtores quanto para vendedores.

O sistema de venda consignada é um acordo entre duas ou três partes, o distribuidor que disponibiliza seus produtos para serem vendidos, o vendedor ou representante que recebe os produtos e efetua as vendas ao público final ou para revendedoras sacoleiras, e estas fazem a venda para o público final. Em ambos os casos, a venda em consignação possui vantagens, além de ser uma excelente oportunidade de faturar mais através de uma rede de negócios.

Para o distribuidor a maior vantagem é a possibilidade de expansão dos pontos de vendas e o número de representantes dos seus produtos, tornando-os mais conhecidos pelo público final. Nesse modelo de venda o distribuidor se preocupa menos com processos de diálogo, convencimento e captação de clientes.

Pode parecer arriscado, mas vale lembrar que o vendedor representante é o mais interessado em realizar vendas e fidelizar clientes.

A maior vantagem  da venda consignada para os vendedores representantes, está na redução dos gastos, principalmente em relação a produtos não vendidos, pois eles só pagam pelo que venderem e apenas depois que todo processo de venda foi finalizado.

Você sabia que o modelo de venda consignada também é aplicável para venda online? Atualmente, ter seus produtos no meio digital ampliam suas vendas e sua rede de negócios, encontrando mais vendedores ou representantes para sua marca.

Veja 4 vantagens da Venda Consignada

Mercado mais amplo

Empreendedores que estão começando seus negócios, ainda não possuem uma grande rede ou contato direto com o público final, acabam optando pela venda consignada. Desta forma conseguem espalhar os seus produtos pelo mercado, aumentando o alcance da marca para um número maior de clientes.

Além de ter mais visibilidade para os seus produtos, e certamente aumentar suas vendas.

Estoque sempre abastecido

O vendedor ou lojista que recebe produtos em consignação não precisa se preocupar com controle de estoque e reduz os custos com compras de mercadoria.

Permitindo que o vendedor ou lojista tenha uma maior variedade de produtos à venda sem que tenha que fazer investimentos financeiros enormes na compra de mercadorias e manutenção de estoque.

Aumento do fluxo de caixa

A venda consignada oferece uma grande vantagem para o vendedor, lojista e sacoleira, não há investimento ou custo até que o produto final seja vendido para o cliente final. Ou seja, o lojista ou sacoleira não tem que pagar nada ao fornecedor até que a mercadoria seja vendida. O que ajuda a aumentar e trazer mais segurança para o fluxo de caixa.

Melhor acesso dos clientes a novos produtos

Seu produto pode ser de excelente qualidade, mas o contato dele com o cliente fará toda diferença para suas vendas. A venda em consignação facilita o convencimento por parte do distribuidor/fornecedor para que seus vendedores e sacoleiras testem novos produtos. Lembrando, como comentamos, o risco para o lojista ou vendedor é minimizado e o fornecedor consegue a exposição necessária para seus produtos, desta forma ambos os lados são beneficiados.

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